CAMPOS DO JORDÃO / SP

A cidade de Campos do Jordão dispensa apresentações!

Mas para matar a curiosidade:

É um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira.  Fica à altitude de 1 628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, considerando a altitude da sede. Sua população estimada, em 2014, era de 50.541 habitantes. Em 29 de abril de 1874, Mateus da Costa Pinto adquiriu alguns lotes à beira do Rio Imbiri e a data passou a ser considerada a data oficial de fundação do município. Em 1934, Campos do Jordão emancipou-se de São Bento do Sapucaí e a partir da década de 1950, a cidade passou a se consolidar como um dos principais destinos de inverno do Brasil. Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo governo paulista. Os primeiros habitantes conhecidos da região foram índios pertencentes a várias etnias: puris, caetés, guarulhos e cataguás. A partir do século XVI, a região começou a ser percorrida por desbravadores de origem portuguesa, como Martim Corrêa de Sá, Gaspar Vaz da Cunha e Inácio Caetano Vieira de Carvalho. A família deste último vendeu suas terras na região para Manuel Rodrigues do Jordão, cujo sobrenome veio a conferir à região seu nome atual. As terras de Jordão foram loteadas e vendidas na segunda metade do século XIX. A partir do final do século XIX, a região adquiriu a fama de ser um local indicado para o tratamento de doenças do pulmão, devido a seu excelente clima. Nas décadas de 1920 e 1930, começaram a ser construídos os primeiros sanatórios, dedicados ao tratamento de doenças pulmonares. A partir da década de 1950, o avanço da medicina fez com que a tuberculose deixasse de ser uma doença tão perigosa. Com isso, a cidade passou a desenvolver o turismo. Atualmente, é um dos principais destinos de inverno do Brasil.

COMO CHEGAR

De Carro: Campos do Jordão tem seu principal acesso pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), uma estrada sinuosa em alguns trechos, mas bem conservada, que é a continuação natural da Carvalho Pinto/Ayrton Senna. Dessa forma, quem vem de São Paulo segue um caminho sem desvios desde a Marginal Tietê até o portal da cidade. Para quem vem do Rio, o acesso também é fácil, pois é possível acessar a mesma estrada pela rodovia Presidente Dutra, na altura do km 118. Há, ainda, opções vindas de Santo Antônio do Pinhal (SP-050) e do sul de Minas (MG-383).

De ônibus: Saindo de São Paulo, a Pássaro Marrom (http://www.passaromarron.com.br/) oferece ônibus diretos do Terminal Tietê. A empresa também tem linhas para Campos saindo de Campinas, São José dos Campos e de outras dez cidades paulistas. Saindo do Rio e de cidades próximas, os ônibus são oferecidos pela Autoviação 1001 (http://www.autoviacao1001.com.br/pt/) e pela Três Amigos (http://www.tresamigos.com.br/linha_rodoviaria.htm). 

ONDE FICAR

12.99710.1072

12.3662.1711

12. 3662.1024

12.3662.3231

12.3662.4330

© 2012 - 2020 Desafio Rural MTB