REGULAMENTO GERAL DA COPA DR  DE MTB

 

1. A PROVA E AS CATEGORIAS


1.1 A COPA DR é uma prova competitiva no estilo maratona (XCM).

 

1.2 Os atletas podem se inscrever optando entre 3 (três) CATEGORIAS que são: PRÓ, SPORT e LIGHT.

 

1.2.1 As categorias de DUPLA somente serão reconhecidas como tal se os atletas se registrarem na tenda da cronometragem na chegada em tempo inferior a 10 (dez) segundo de diferença, sob pena de desclassificação.

 

1.2.2 Haverá pódio até o 5º (quinto) colocado de todas as categorias. No quadro abaixo estão as sub-categorias de cada categoria:

1.2.3 Detalhes sobre as sub-categorias:

a) As categorias por idade compreendem faixas etárias de 10 em 10 anos e de 5 em 5 anos. Exemplo: na categoria SUB 45 podem se inscrever atletas que tenham de 40 a 44 anos dentro do ano vigente; na categoria SUB 25 podem se inscrever atletas que tenham no máximo 24 anos; na categoria OVER 55 podem se inscrever atletas que tenham no mínimo 55 anos;

 

b) A sub-categoria OVERALL não abriga demais sub-categorias por idade. Portanto, a classificação da sub-categoria OVERALL é por ordem de chegada. Na COPA DR temos a sub-categoria OVERALL na categoria PRO FEMININO, HEAVY BIKER e E-BIKE. Assim, quem quiser participar destas categorias não devem se preocupar com sub-categorias, estarão competindo juntos. 

c) A categoria ELITE é indicada para atletas que estão em um nível avançado de competição e não há sub-categoria por idade.

d) Para se inscrever na categoria Heavy Biker o/a atleta deverá pesar, no momento da retirada do kit, peço igual ou maior a 95kg, sem faixa etária ou divisão por sexo.

e) Para se inscrever na categoria e-Bike o/a atleta deverá utilizar uma bicicleta elétrica, sem faixa etária ou divisão por sexo. Atletas da Ebike que forem flagrados dando vácuo para atletas de outras categorias serão automaticamente desclassificados, bem como os atletas que estiverem seguindo este competidor.

f) Para se inscrever na categoria GRAVEL o/a atleta deverá utilizar uma bike com estas características: guidão DROP (tipo road) com manetes nas curvas.

1.3 Todas as categorias serão classificadas de acordo com o menor tempo de prova. O campeão da COPA de cada categoria será o ciclista que somar o maior número de pontos ao longo do campeonato. Em caso de empate valerá a melhor posição na última etapa

 

1.3.1 Pontuarão em cada etapa todos os atletas do 1° ao 15° colocado, conforme a tabela abaixo:

 

 

1.3.2 A divulgação dos resultados de cada etapa será anunciada logo após o término da mesma. A classificação do campeonato será divulgada no site oficial do evento http://www.desafiorural.com/resultados

2. INSCRIÇÕES E TRANSFERÊNCIAS

 

2.1 A prova é indicada para ciclistas amadores e profissionais.

 

2.2 As inscrições para o COPA DR serão realizadas mediante preenchimento de formulário on line disponível no site www.desafiorural.com. O atleta deverá preencher corretamente o formulário com seus dados pessoais, devendo se atentar para não cometer erros, especialmente devido ao seguro que será realizado e, caso seja detectada informação inconsistente ou incorreta o seguro não poderá ser acionado.

 

2.2.1 Após o preenchimento do formulário, o atleta terá opção de pagamento via boleto (gerado automaticamente pelo sistema) ou cartão de crédito.

 

2.2.2 A inscrição do atleta somente estará confirmada após o processamento do pagamento. O atleta receberá um e-mail e um SMS de confirmação da inscrição.

 

2.2.3 O atleta deverá monitorar a lista de inscritos disponível no site www.desafiorural.com para confirmar se seu nome e categoria estão corretos e se realmente o nome está confirmado e, caso haja qualquer problema, fazer contato pelo e-mail contato@desafiorural.com.br ou WhatssApp até a última terça-feira anterior ao evento, data limite para a organização tomar as medidas necessárias.

2.3 Em nenhuma hipótese será devolvido o valor de inscrição pago. Na eventualidade de o atleta não poder participar da etapa em que está inscrito, a organização aceitará a transferência da inscrição para a etapa seguinte, desde que seja dentro do calendário do ano corrente e seja solicitada até a última sexta-feira anterior a data do evento. Não será aceita a transferência de inscrição para outro atleta em nenhuma hipótese.

 

2.4 Alterações de categoria serão aceitas desde que solicitadas até a última terça-feira anterior ao evento.

 

2.5 Ao se inscrever na COPA DR o atleta:

a) reconhece e assume integralmente os riscos de acidentes que podem ocorrer nestes tipos de evento, os quais são significativos e envolvem possibilidade de deslocamentos, luxações, fraturas, paralisia permanente e morte. Apesar de regras específicas, equipamentos e disciplina poderem reduzir os perigos inerentes, o atleta reconhece que persiste o risco de sérios danos;

 

b) autoriza o uso e divulgação da imagem e voz do atleta, seja por meio de fotos, vídeos e entrevistas, para veiculações em rádios, jornais, revistas, televisão, internet, redes sociais (Facebook, Instagram, etc.) e demais mídias para fins informativos, promocionais ou publicitários, pertinentes aos eventos do DESAFIO RURAL, sem acarretar ônus à organização, patrocinadores ou aos próprios meios de veiculação;

 

c) autoriza o uso do email do atleta cadastrado no momento da inscrição para a utilização de mailing por parte exclusiva da organização;

 

d) declara que está em perfeitas condições de saúde para participar de um evento com as características da COPA DR.

e) reconhece que, em caso de acidente, por estar eventualmente em local remoto, de difícil acesso, os primeiros socorros não serão prestados imediatamente, sendo que a organização envidará todos os esforços para que o atleta seja socorrido o mais rápido possível.

3. EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E RECOMENDADOS

 

3.1 Por ser uma prova com trajetos que circulam em sua maioria por estradas de terra é indicado o uso de bicicletas tipo Mountain Bike, com pneus apropriados para o terreno.

 

3.2 O uso do capacete é obrigatório, como item de segurança indispensável para todos os atletas de todas as categorias.

 

3.3 É recomendável que o atleta utilize óculos e luvas como itens de segurança opcional.

 

3.4 O atleta não poderá receber apoio externo fora da Área de Apoio e, por este motivo, é recomendável que o atleta leve um kit remendo, câmeras de ar extra, bomba e ferramentas para reparos rápidos em sua bicicleta, bem como caramanhola ou outros acessório para hidratação.

4. KIT DO ATLETA

 

4.1 Todo atleta inscrito receberá um kit que contém: 1 (uma) placa de identificação com chip de cronometragem e 3 (três) fechos para fixação da placa de identificação na bike. Brindes de apoiadores da prova poderão ser incluídos no kit. Todo atleta estará segurado e receberá água, isotônico, frutas, doces e salgados no trajeto.

 

4.2 A retirada dos kits será realizada no dia do evento, horas antes da largada, e somente será autorizada a entrega do kit ao atleta que apresentar no ato da retirada um documento com foto, não sendo permitida a retirada por terceiros.

 

4.3 Após a data da prova não será realizada entrega do kit ou de parte do kit (ex.: somente a camiseta, brindes, etc.). A única oportunidade de retirada do kit e dos itens do kit será no dia do evento.

4.4 Os atletas que realizarem inscrições no último lote ou via WhatsApp após o fechamento do sistema e optarem pelo kit STANDARD estarão sujeitos a receber uma camiseta dry-fit de outra etapa do evento e poderá não ter o tamanho exato.

5. SEGURO

 

5.1 Todos os atletas estarão cobertos por seguro durante a prova, desde que informem corretamente o nome completo e número do CPF na ficha de inscrição online. A organização do DESAFIO RURAL não se responsabiliza por informações incorretas preenchidas pelo participante no ato da inscrição, estando o participante ciente de que um equívoco no preenchimento da ficha de inscrição poderá inviabilizar o acionamento do seguro.

6. PLACA DE IDENTIFICAÇÃO E CHIP DE CRONOMETRAGEM

 

6.1 Todo atleta receberá em seu kit uma placa de identificação que deverá ser fixada na bike, onde estará instalado o chip de cronometragem. Não é permitida nenhuma adulteração na placa de identificação, como perfurações, customizações ou qualquer outra forma de descaracterização da placa de identificação, sob pena de desclassificação do atleta.

6.1.1. Para receber a placa de identificação personalizada o atleta não poderá fazer inscrição no último lote nem via WhatsApp, devido ao prazo de confecção das placas.

 

6.2 Na hipótese de o ciclista perder a placa de identificação antes da largada poderá requerer outra à organização mediante o pagamento de uma nova taxa de inscrição no ato.

7. ALINHAMENTO, VISTORIA E LARGADA

 

7.1 Os horários de largadas de cada categoria serão informados no Briefing Virtual. Os atletas da ELITE se posicionarão na primeira fila do alinhamento, desde a primeira etapa. Somente a partir da segunda etapa os líderes de categoria também terão acesso à primeira fila de alinhamento junto com a ELITE. Todas as demais categorias se posicionarão de forma aleatória atrás do alinhamento da ELITE.

 

7.2 No momento do alinhamento os atletas deverão passar pela vistoria da cronometragem, sob risco de desclassificação.

 

7.3 Não será admitida largada posterior. O atleta que decidir pedalar o trajeto após a largada estará ciente que estará desclassificado e deverá devolver a placa de identificação no local de retirada dos kits. Caso o ciclista seja flagrado pedalando atrás do carro vassoura com a placa de identificação será desclassificado.

8. OS TRAJETOS

 

8.1 Os trajetos podem passar por estradas asfaltadas ou de terra, trilhas, etc., por vias, públicas ou privadas, devendo o atleta atentar para as leis do Código de Trânsito Brasileiro bem como as regras específicas de cada propriedade, quando houver.

 

8.2 A organização poderá alterar o trajeto sem prévio aviso, conforme seus próprios critérios, levando em consideração questões de segurança, por exemplo.

9. PONTO DE ABASTECIMENTO - OÁSIS

 

9.1 Para todas as categorias haverá 01(somente 1) ponto de apoio com água gelada, refrigerante, isotônico, salgados, doces e frutas, chamado de OÁSIS. Não é obrigatório parar neste ponto para qualquer controle, mas recomendamos que estejam hidratados e alimentados durante a prova. Além do OASIS haverá espalhados pelo trajeto ponto de água em temperatura ambiente. 

10. HORÁRIO DE CORTE

 

10.1 Para cada etapa, por razões de segurança e logística, a organização, por meio de seus fiscais de prova, definirá um horário de corte que significa o final dos trabalhos dos fiscais ao longo da prova. A partir do horário de corte, os ciclistas que ainda não tiverem concluído o trajeto serão orientados a utilizar os veículos da organização (carro vassoura) para chegarem até o local da largada. O ciclista que optar em não seguir as instruções dos fiscais e seguir o trajeto pedalando, estará ciente que não mais estará sob responsabilidade da organização. O horário de corte será divulgado no Briefing Virtual de cada etapa.

11. CLASSIFICAÇÃO E RANKING

 

11.1 O critério de classificação de todas as categorias será pela ordem do menor tempo de prova. Subirão ao pódio os 5 (cinco) primeiros atletas de cada categoria. A classificação geral dos atletas será por ordem de tempo.

 

11.2 Na última etapa, após o pódio dos atletas participantes da prova, haverá a cerimônia de premiação e pódio dos campeões da COPA DESAFIO RURAL, de acordo como ranking geral.

 

11.3 A divulgação dos resultados será anunciada no local de concentração do evento em tela de 32’’ e publicadas na internet on line. Também serão divulgados os resultados no site do DESAFIO RURAL, em até 2 (dois) dias após a realização do evento.

12. CHEGADA E PREMIAÇÃO

 

12.1 A chegada será realizada com a passagem obrigatória do atleta pela tenda da cronometragem. O atleta que não foi registrado na cronometragem está automaticamente desclassificado.

 

12.2 Todo ciclista que passar pela cronometragem, que não tenha sido desclassificado por qualquer motivo durante a prova, receberá uma medalha de FINISHER.

 

12.3 Os 5 (cinco) primeiros colocados de cada categoria subirão ao pódio para reconhecimento público e receberão troféus.

 

12.4 O pódio das categorias, a ordem de premiação das categorias e o horário de início da cerimônia de cada prova será informado no Briefing Virtual.

12.5 A decisão da organização da COPA DR é soberana em relação aos dados registrados pela cronometragem. Nenhum outro dispositivo utilizado pelo atleta será levado em consideração para apuração do seu horário de chegada. Na hipótese de o atleta se sentir prejudicado pelo registro realizado pela cronometragem poderá apresentar recurso, por meio do e-mail contato@desafiorural.com.br em até 02 (dois) dias após a data do evento, mediante pagamento da taxa de R$300,00 (trezentos Reais). Protocolado o recurso, a empresa responsável pela cronometragem realizará a revisão das imagens e emitirá laudo confirmando ou não a posição do atleta em até 02 (dois) dias. Contra a decisão da cronometragem não caberá recurso.

12.5.1 Se após análise da cronometragem restar comprovado que o atleta estava certo em seu questionamento, o valor pago referente à taxa será devolvido integralmente ao atleta e a retificação da posição será realizada pela organização das redes sociais.

12.6 Na última etapa do ano haverá a premiação dos atletas vencedores da COPA DR. A premiação da grande final será até o 3o colocado na somatória geral dos pontos.

12.7 O critério para desempate é sempre a melhor colocação da última etapa efetuada.

12.8 Para o atleta receber o troféu da COPA DR no ranking final deve obrigatoriamente ter participado em pelo menos 2 etapas, sendo obrigatória a participação na última etapa e grande final.

13. EMERGÊNCIAS MÉDICAS

 

13.1 Em caso de acidentes durante a prova o atleta deverá informar a organização utilizando os meios à disposição no momento. Se houver sinal de celular, fazendo contato com a organização nos números de telefone informados no Breafing Virtual. Sem sinal de celular, o atleta deverá fazer chegar a informação aos membros do staff (fiscais de prova, motoristas dos carros de apoio, moto-batedores, etc.) para que a organização acione o resgate.

 

13.2 No dia da prova, a organização disponibiliza 2 (duas) unidades de ambulância localizadas em pontos estratégicos do percurso com maior probabilidade de acidente devido às características técnicas do trecho. O atleta que sofrer um acidente fora da área de alcance imediato das ambulâncias deverá estar ciente que poderá levar maior tempo para o resgate.

 

13.3 O atleta que for resgatado pelos carros de apoio da organização será automaticamente desclassificado.

14. CANCELAMENTO DA PROVA

 

14.1 A organização poderá cancelar a prova por motivos de força maior (morte, acidente grave, condições meteorológicas que coloquem em risco os atletas, etc.) e estará isenta de qualquer indenização, salvo a transferência da inscrição do atleta para a próxima etapa ou outra dentro do calendário do ano corrente. Nesta hipótese, o atleta deverá solicitar a transferência dentro do prazo de 10 (dez) dias úteis a partir da data da prova cancelada.

15. REGRAS DE CONDUTA DO ATLETA

 

15.1 A organização do DESAFIO RURAL espera dos atletas atitudes que observem os preceitos ético-esportivos, de amizade, respeito ao próximo, consciência ambiental, educação e gentileza. Por este motivo, não serão toleradas as atitudes descritas a seguir, sob pena de desclassificação imediata do atleta:

 

a) jogar lixo nas estradas e trilhas ou áreas públicas;

 

b) não obedecer a área de descarte de lixo delimitada pela organização (pontos de hidratação);

 

c) Desacatar as orientações dos membros da organização;

 

d) Ser rude ou grosseiro com os membros da organização ou fiscais de prova;

 

e) Correndo na categoria dupla, os atletas que utilizarem reboque;

 

f) Utilizar condutas anti-éticas durante o percurso (como cortar caminho, derrubar outro competidor, etc.)  

 

g) Retirar-se com a bike do alinhamento da largada após o registro da vistoria. O atleta poderá se retirar rapidamente, avisando a organização, deixando a bike.

15.2 É obrigação do atleta, ainda:

 

a) devolver a Placa de Identificação da bike após a chegada, seguindo as orientações do staff no dia do evento;

 

b) informar a organização na hipótese de desistência e resgate particular, por meio dos telefones da organização informados no Briefing Virtual;

 

c) tomar todos os cuidados com seus objetos pessoais, reconhecendo que a organização não se responsabiliza por objetos de atletas esquecidos e/ou deixados sob a responsabilidade dos staffs ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento;

 

d) em caso de acidentes, estar ciente que a obrigação e responsabilidade da prova limitam-se aos primeiros socorros prestados pelos profissionais à disposição no dia do evento e o encaminhamento do acidentado ao hospital mais próximo. A partir deste momento encerra-se a responsabilidade da organização, devendo o atleta solicitar apoio particular de amigos e familiares, assumindo quaisquer outras despesas, lembrando que o seguro do atleta poderá reembolsá-lo.

 

15.3 O não atendimento das regras de conduta poderá ocasionar a desclassificação do atleta e também a recusa de outras inscrições do atleta nas próximas etapas, dependendo da gravidade da infração.

15.4 O ciclista líder em sua categoria da COPA DESAFIO RURAL deverá, no dia da prova, vestir a camisa de líder, sob pena de ser punido em 10 minutos em seu tempo.

16. TERMO DE RESPONSABILIDADE 

 

16.1 Todo atleta inscrito na COPA DESAFIO RURAL aceita os termos deste Regulamento, o que é realizado no ato do preenchimento do formulário de inscrição.

© 2012 - 2020 Desafio Rural MTB