top of page

REGULAMENTO GERAL DR XCO SERIES 

 

1. A PROVA E AS CATEGORIAS


1.1 A DR XCO SERIES é uma prova competitiva amadora, no estilo CROSS COUNTRY (XCO).

1.1.2 A modalidade XCO do DR MTB se disputará numa pista com obstáculos com quilometragem de cada volta variando em 1,5 kms e 10kms. O tempo total de prova não poderá exceder 1h30. Assim, o número de voltas dependerá do tempo de prova do líder de cada categoria.

 

1.2 Os atletas podem se inscrever optando pela categoria ELITE ou por idade. 

 

1.2.2 Haverá pódio até o 3º (terceiro) colocado de cada categoria. 

CATEGORIASXCO2022.jpg

1.2.3 NUMERO DE VOLTAS dependerá de cada pista em cada prova.

1.2.4 START LAP, Uma volta curta e rápida próxima ao local de largada já valendo pela prova. A definição de termos ou não o START LAP será opcional dependendo da pista.

1.2.5 TEMPO DE PROVA E CORTE, o tempo total de cada bateria dependerá do tamanho e dificuldade técnica de cada pista. Teremos cortes em cada bateria em função de segurança dos atletas e tempo de bateria recorrido. O atleta que tomar volta do líder deve completar a volta na qual foi alcançado e deixar o evento na zona dos 80% (se essa regra se aplicar ao evento). Qualquer ciclista cujo tempo é 80% inferior ao tempo da primeira volta do líder da corrida será cortado, conforme decisão da organização. O atleta deve deixar a corrida na área do corte. A regra não se aplica a última volta do ciclista. O ciclista que não completar o número previsto de voltas não terá direito a subir no pódio e somente receberá medalha de participação.

1.2.6 Casa bateria se dará por tempo, os primeiros a completarem a quantidade de voltas determinadas é o vencedor assim como o 2°, 3° e assim sucessivamente.

1.3.7 A divulgação dos resultados de cada etapa será anunciada logo após o término da mesma. Durante a semana após a prova, os resultados serão postados no site: http://www.desafiorural.com/resultados

2. INSCRIÇÕES E TRANSFERÊNCIAS

 

2.1 A prova é indicada para ciclistas amadores e profissionais, mas não tem nenhum vínculo com federações de qualquer natureza para contagem de pontos para nenhum ranking.

 

2.2 As inscrições para o DR XCO SERIES serão realizadas mediante preenchimento de formulário on line disponível no site www.desafiorural.com. O atleta deverá preencher corretamente o formulário com seus dados pessoais, devendo se atentar para não cometer erros, especialmente devido ao seguro que será realizado e, caso seja detectada informação inconsistente ou incorreta o seguro não poderá ser acionado. Não é permitido inscrição com apelidos ou nomes incompletos.

 

2.2.1 Após o preenchimento do formulário, o atleta poderá escolher a melhor forma de pagamento.

 

2.2.2 A inscrição do atleta somente estará confirmada após o processamento do pagamento. O atleta receberá um e-mail e um SMS de confirmação da inscrição. Sempre confira seu nome na lista de inscritos que é atualizada automaticamente pelo sistema. Esta é uma responsabilidade do ciclista, pois pode ocorrer um erro de sistema e esta verificação na semana anterior à prova é vital para que tudo esteja ok.

 

2.2.3 O atleta deverá monitorar a lista de inscritos disponível no site www.desafiorural.com para confirmar se seu nome e categoria estão corretos e se realmente o nome está confirmado e, caso haja qualquer problema, fazer contato pelo e-mail contato@desafiorural.com.br ou WhatssApp até a última sexta feira da semana anterior ao evento, data limite para a organização tomar as medidas necessárias.

2.3 Em nenhuma hipótese será devolvido o valor de inscrição pago. Na eventualidade de o atleta não poder participar da etapa em que está inscrito, a organização aceitará a transferência da inscrição para a etapa seguinte, desde que seja dentro do calendário do ano corrente e seja solicitada até a última sexta-feira da semana anterior a data do evento. Não será aceita a transferência de inscrição para outro atleta em nenhuma hipótese. Este tramite deve ser solicitado somente via email contato@desafiorural.com.br.

 

2.3.1 Só serão aceitas transferências durante a semana que antecede a prova mediante atestado médico que impossibilite o atleta de participar da prova. 

 

2.4 Alterações de categoria serão aceitas desde que solicitadas até a última segunda-feira anterior ao evento.

 

2.5 Ao se inscrever na DR XCO SERIES o atleta:

a) reconhece e assume integralmente os riscos de acidentes que podem ocorrer nestes tipos de evento, os quais são significativos e envolvem possibilidade de deslocamentos, luxações, fraturas, paralisia permanente e morte. Apesar de regras específicas, equipamentos e disciplina poderem reduzir os perigos inerentes, o atleta reconhece que persiste o risco de sérios danos;

 

b) autoriza o uso e divulgação da imagem e voz do atleta, seja por meio de fotos, vídeos e entrevistas, para veiculações em rádios, jornais, revistas, televisão, internet, redes sociais (Facebook, Instagram, etc.) e demais mídias para fins informativos, promocionais ou publicitários, pertinentes aos eventos do DESAFIO RURAL, sem qualquer compensação financeira e sem acarretar ônus à organização, patrocinadores ou aos próprios meios de veiculação. Caso o atleta se oponha a este uso deverá comunicar a organização antes do evento;

 

c) está ciente de que seus dados pessoais serão tratados para (i) a execução do contrato que firmamos eletronicamente no ato da inscrição e correspondente pagamento; (ii) ser contatado pela organização da prova tanto para assuntos relativos ao evento no qual irá participar, mas também para receber comunicações sobre novos eventos, promoções e publicidade do DESAFIO RURAL. Nesse sentido, o DESAFIO RURAL declara e confirma que seus dados pessoais não serão compartilhados com nenhum terceiro que não esteja diretamente ligado ao evento e com finalidade legítima e apoiado nas bases legais previstas na Lei Geral de Proteção de Dados.

 

d) declara que está em perfeitas condições de saúde para participar de um evento com as características da COPA DR.

e) reconhece que, em caso de acidente, por estar eventualmente em local remoto, de difícil acesso, os primeiros socorros não serão prestados imediatamente, sendo que a organização envidará todos os esforços para que o atleta seja socorrido o mais rápido possível.

2.6 Para as inscrições de menores de 18 anos, deve-se solicitar o formulário de termo de autorização de menores via email: contato@desafiorural.com.br e enviar o documento assinado, com firma reconhecida, até na sexta-feira anterior ao evento, ou apresentar no momento de retirada do kit.  

3. EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E RECOMENDADOS

 

3.1 Por ser uma prova em pista exclusiva de MTB o atletas deve utilizar um bicicleta de mountain bike.

 

3.2 O uso do capacete é obrigatório, como item de segurança indispensável para todos os atletas de todas as categorias.

 

3.3 É recomendável que o atleta utilize óculos e luvas como itens de segurança opcional.

 

3.4 O atleta não poderá receber apoio externo fora da Área de Apoio e, por este motivo, é recomendável que o atleta tenha uma equipe de apoio para reparos rápidos em sua bicicleta, bem como caramanhola ou outros acessório para hidratação.

4. KIT DO ATLETA

 

4.1 Todo atleta inscrito receberá uma placa de identificação com chip de cronometragem que deverá ser devolvida no final da prova e 3 (três) fechos para fixação da placa de identificação na bike, 1 identificação dorsal. Brindes de apoiadores da prova poderão ser incluídos no kit. Todo atleta estará segurado.

 

4.2 A retirada dos kits será realizada no sábado que antecede o dia do evento e no dia do evento horas antes da largada, e somente será autorizada a entrega do kit ao atleta que apresentar no ato da retirada um documento com foto, não sendo permitida a retirada por terceiros.

 

4.3 Após a data da prova não será realizada entrega do kit ou de parte do kit. A única oportunidade de retirada do kit e dos itens do kit será no dia do evento.

5. SEGURO

 

5.1 Todos os atletas estarão cobertos por seguro durante a prova, desde que informem corretamente o nome completo e número do CPF na ficha de inscrição online. A organização do DESAFIO RURAL não se responsabiliza por informações incorretas preenchidas pelo participante no ato da inscrição, estando o participante ciente de que um equívoco no preenchimento da ficha de inscrição poderá inviabilizar o acionamento do seguro.

6. PLACA DE IDENTIFICAÇÃO E CHIP DE CRONOMETRAGEM

 

6.1 Todo atleta receberá em seu kit uma placa de identificação que deverá ser fixada na bike, onde poderá estar instalado o chip de cronometragem, caso a cronometragem seja realizada de forma automatizada (pois poderá ser manual). Não é permitida nenhuma adulteração na placa de identificação, como perfurações, customizações ou qualquer outra forma de descaracterização da placa de identificação, sob pena de desclassificação do atleta. Além da placa da bike, o atleta deverá fixar o numeral dorsal na parte de trás da camisa, para que seja possível a visualização do numeral pelos demais competidores.

6.1.2 A placa de identificação a ser fixada na bike deve ser devolvida assim que o atleta finalizar a prova.

6.2 Na hipótese de o ciclista perder a placa de identificação antes da largada poderá requerer outra à organização mediante o pagamento de uma nova taxa de inscrição no ato.

7. ALINHAMENTO, VISTORIA E LARGADA

 

7.1 Os horários de largadas de cada bateria e categorias serão informados no Briefing Virtual. 

 

7.2 No momento do alinhamento os atletas deverão passar pela vistoria da cronometragem, sob risco de desclassificação.

 

7.3 Não será admitida largada posterior. 

8. HORÁRIO DE CORTE

 

8.1 Quando o líder da categoria receber a bandeirada final todos os atletas da mesma categoria receberão bandeirada independente de qual volta estiver. Haverá, ainda, um corte na pista levando-se em conta o tempo da prova, que será determinado pelo tempo do líder. O objetivo deste ponto de corte é garantir a segurança dos atletas no percurso. As categoria poderão dar de 2 a 4 voltas, somando de 15km a 20km, dependendo da distância da pista e das condições técnicas do trajeto.

9. CLASSIFICAÇÃO 

 

9.1 O critério de classificação de todas as categorias será pela ordem do atletas mais rápido na prova. Subirão ao pódio os 3 (três) primeiros atletas de cada categoria. A classificação geral dos atletas será por ordem de tempo.

 

9.3 A divulgação dos resultados será anunciada no local de do evento. Também serão divulgados os resultados no site do DESAFIO RURAL, em até 2 (dois) dias após a realização do evento.

10. CHEGADA E PREMIAÇÃO

 

10.1 A chegada será realizada com a passagem obrigatória do atleta pela tenda da cronometragem. O atleta que não foi registrado na cronometragem está automaticamente desclassificado.

 

10.2 Todo ciclista que passar pela cronometragem, que não tenha sido desclassificado por qualquer motivo durante a prova, receberá uma medalha de FINISHER.

 

10.3 Os 3 (três) primeiros colocados de cada categoria subirão ao pódio para reconhecimento público e receberão troféus ou medalhões.

 

10.4 O pódio das categorias, a ordem de premiação das categorias e o horário de início da cerimônia de cada prova será informado no Briefing Virtual.

10.5 A decisão da organização da DR xco series é soberana em relação aos dados registrados pela cronometragem. Nenhum outro dispositivo utilizado pelo atleta será levado em consideração para apuração do seu horário de chegada. Na hipótese de o atleta se sentir prejudicado pelo registro realizado pela cronometragem poderá apresentar recurso, por meio do e-mail contato@desafiorural.com.br em até 02 (dois) dias após a data do evento, mediante pagamento da taxa de R$300,00 (trezentos Reais). Protocolado o recurso, a empresa responsável pela cronometragem realizará a revisão das imagens e emitirá laudo confirmando ou não a posição do atleta em até 02 (dois) dias. Contra a decisão da cronometragem não caberá recurso.

10.5.1 Se após análise da cronometragem restar comprovado que o atleta estava certo em seu questionamento, o valor pago referente à taxa será devolvido integralmente ao atleta e a retificação da posição será realizada pela organização nas redes sociais.

11. EMERGÊNCIAS MÉDICAS

 

11.1 Em caso de acidentes durante a prova o atleta deverá informar a organização utilizando os meios à disposição no momento. Se houver sinal de celular, fazendo contato com a organização nos números de telefone informados no Breafing Virtual. Em todo caso teremos staff ao longo da pista vistoriando o bom andamento da prova. Sem sinal de celular, o atleta deverá fazer chegar a informação aos membros do staff (fiscais de prova, motoristas dos carros de apoio, moto-batedores, etc.) para que a organização acione o resgate.

 

11.2 No dia da prova, a organização disponibiliza ambulância localizada na arena e socorristas em pontos estratégicos do percurso com maior probabilidade de acidente devido às características técnicas do trecho. O atleta que sofrer um acidente fora da área de alcance imediato da ambulância deverá estar ciente que poderá levar maior tempo para o resgate.

 

12. CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DA PROVA

 

12.1 A organização poderá cancelar ou adiar a prova por motivos de força maior (morte, acidente grave, condições meteorológicas que coloquem em risco os atletas, etc.) e estará isenta de qualquer indenização, salvo a transferência da inscrição do atleta para a próxima etapa ou outra dentro do calendário do ano corrente. Nesta hipótese, o atleta deverá solicitar a transferência dentro do prazo de 10 (dez) dias úteis a partir da data da prova cancelada ou adiada.

13. REGRAS DE CONDUTA DO ATLETA

 

13.1 A organização do DESAFIO RURAL espera dos atletas atitudes que observem os preceitos ético-esportivos, de amizade, respeito ao próximo, consciência ambiental, educação e gentileza. Por este motivo, não serão toleradas as atitudes descritas a seguir, sob pena de desclassificação imediata do atleta:

 

a) jogar lixo apenas nos locais de descarte previstos na pista;

 

b) não obedecer a área de descarte de lixo delimitada pela organização (pontos de hidratação);

 

c) Desacatar as orientações dos membros da organização;

 

d) Ser rude ou grosseiro com os membros da organização ou fiscais de prova;

 

e) Utilizar condutas anti-éticas durante o percurso (como cortar caminho, derrubar outro competidor, etc.)  

 

f) Retirar-se com a bike do alinhamento da largada após o registro da vistoria. O atleta poderá se retirar rapidamente, avisando a organização, deixando a bike.

14.2 É obrigação do atleta, ainda:

 

a) devolver a Placa de Identificação da bike após a chegada, seguindo as orientações do staff no dia do evento;

 

b) informar a organização na hipótese de desistência e resgate particular, por meio dos telefones da organização informados no Briefing Virtual;

 

c) tomar todos os cuidados com seus objetos pessoais, reconhecendo que a organização não se responsabiliza por objetos de atletas esquecidos e/ou deixados sob a responsabilidade dos staffs ou qualquer outra pessoa relacionada ao evento;

 

d) em caso de acidentes, estar ciente que a obrigação e responsabilidade da prova limitam-se aos primeiros socorros prestados pelos profissionais à disposição no dia do evento e o encaminhamento do acidentado ao hospital mais próximo. A partir deste momento encerra-se a responsabilidade da organização, devendo o atleta solicitar apoio particular de amigos e familiares, assumindo quaisquer outras despesas, lembrando que o seguro do atleta poderá reembolsá-lo.

 

14.3 O não atendimento das regras de conduta poderá ocasionar a desclassificação do atleta e também a recusa de outras inscrições do atleta nas próximas etapas, dependendo da gravidade da infração.

14.4 REPÚDIO AOS DISCURSOS DE ÓDIO: A organização do Desafio Rural repudia veemente os discursos de ódio em redes sociais e a comunicação violenta com membros de nosso staff, que sempre farão o possível para resolver o problema pontual enfrentado pelo atleta de forma educada. Se erramos, pedimos desculpas. Se não erramos, convidamos o atleta a refletir em que momento ele mesmo errou. Se você não aceita nossas desculpas e insistir em nos ofender, ofender membros de nosso staff ou até mesmo outro atleta, reservamo-nos o direito de recusar próximas inscrições do atleta que foi grosseiro, fez discursos de ódio em redes sociais e insiste em agir contrário ao nosso regulamento, além de desclassificá-lo da etapa e classificação geral do campeonato em curso. Esta é uma iniciativa do Desafio Rural para disseminar a cultura da comunicação não violenta e da empatia. E reflita: se a prova deu errado só pra você, o problema pode estar em você.

15. PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 

 

15.1 O Desafio Rural informa que realizará o tratamento de dados pessoais dos atletas, ou outros dados pessoais informados no momento da inscrição em respeito a que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados, sempre com finalidades legítimas e observando as bases legais previstas na Lei. Não compartilhamos seus dados pessoais com terceiros que não estejam diretamente ligados à à realização do evento (como seguradora, empresa de cronometragem, software de inscrição etc.).

16. TERMO DE RESPONSABILIDADE 

 

16.1 Todo atleta inscrito na DR XCO SERIES aceita os termos deste Regulamento, o que é realizado no ato do preenchimento do formulário de inscrição.

bottom of page